Cooperativa rural concede certificado a hospital por fortalecer comunidade, gerar renda e usar orgânicos

(21/12/2017) O Hospital Geral de Tailândia (PA), administrado pelo INDSH desde 2013, recebeu ontem um certificado de Honra ao Mérito, concedido pela Cooperativa Agropecuária local por fortalecer o “desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e (ajudar) na geração de renda e emprego”. O HGT foi representado pela coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, Aline Fiorese.

Segundo os responsáveis pela cooperativa, o HGT contribui para isso ao ser um dos principais consumidores das hortaliças orgânicas, melhorando a renda desses agricultores, além de abrir novas possibilidades para qualificação da produção da agricultura familiar, além de beneficiar colaboradores, pacientes e acompanhantes com uma alimentação saudável. Livres de agrotóxicos, esses alimentos compõe as refeições servidas no hospital.

Hortas orgânicas
Além do HGT, os hospitais regionais do Marajó e Paragominas, também no Pará e igualmente administrados pelo INDSH desde 2010 e 2014, respectivamente, mantêm hortas próprias nas quais são cultivados produtos orgânicos.

No hospital do Marajó, foi instalada uma horta própria em um espaço de 180m², da onde sai boa parte dos produtos usados no preparo das refeições diárias para funcionários, usuários e acompanhantes. Em Paragominas, em um espaço de cerca de 35m², são cultivados principalmente temperos.