Funcionários de Centro de Reabilitação se vestem de personagens infantis para homenagear pacientes no Dia da Criança

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), projeto-modelo administrado pelo INDSH em Belém (PA), mostra que, além da ciência, boa parte da cura está no amor, na generosidade e na alegria. Equipe se vestiu de personagens infantis para homenagear o Dia das Crianças, com parte do material sendo feita nas próprias oficinas da unidade e outra parte, doada.

Às margens da Baía do Guajará, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação – CIIR está instalado em uma área total de mais de 40 mil metros quadrados. O Centro é diferente de outros que já existem no país por integrar vários serviços em um único local. A obra foi iniciada em março de 2014 e está orçada em mais de R$ 32 milhões, recursos do tesouro estadual.

O CIIR agrega, em um único espaço, assistência médica, odontológica, reabilitação, capacitação, oficinas para produção de próteses e serviço de apoio e diagnósticos em crianças, jovens e adultos com deficiência no Estado do Pará. No CIIR funcionam um Centro Especializado em Reabilitação (Ceriv) para usuários com deficiência auditiva, física, intelectual e visual; uma oficina ortopédica fixa e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II).

No local, a Fundação Cultural do Pará (FCP) instalará uma biblioteca inclusiva para Braille e Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de um laboratório de manipulação em argila e trabalhos manuais, bem como aulas de dança e teatro. Essas oficinas são para garantir também a inclusão para os familiares das pessoas que precisam de reabilitação, que podem aguardar o usuário ser atendido participando de alguma atividade.