Hospital Jean Bitar, em Belém (PA), intensifica ações preventivas ao câncer de próstata

(22/11/2017) – O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Jean Bitar, em Belém, intensifica as ações da campanha Novembro Azul, destinada a combater o câncer de próstata, despertando na população, sobretudo entre os homens, a necessidade do diagnóstico precoce, das atitudes preventivas e do tratamento especializado da doença, que é a terceira principal causa de morte por neoplasia maligna entre os homens no Estado do Pará.

Durante toda esta sexta-feira (17) foram realizadas palestras nas áreas de atendimentos do hospital, ministradas pelas enfermeiras Juliana Cordeiro e Ana Flávia Oliveira, que abordaram os fatores de risco e as formas de prevenção do câncer de próstata, e distribuíram material educativo produzido especialmente para a campanha.

O cozinheiro Sandoval Cunha, 53 anos, esclareceu suas dúvidas sobre o tema. Ele elogiou a ação de educação em saúde, que considerou “louvável, e deveria se estender para toda a população nas praças e áreas mais carentes, para levar essas informações. É muito bom perceber que a direção do Jean Bitar está preocupada em disseminar essas informações para os seus usuários. Todos estão de parabéns!”

Atitudes simples – Segundo o diretor executivo do Hospital Jean Bitar, Giovani Merenda, apoia a campanha em favor da redução do número de casos de câncer de próstata. “É uma doença muito grave, mas que pode ser evitada com a prevenção. É o segundo tipo de câncer mais comum entre a população masculina. Temos que nos unir e mudar essa realidade com atitudes simples, como buscar atendimento médico periódico e praticar hábitos e estilo de vida mais saudáveis”, disse o gestor.

A ação desta sexta-feira fez parte do “Dia D do Novembro Azul”, que incentivou os funcionários a vestir alguma peça de tom azul, simbolizando a adesão à luta contra o câncer de próstata, e também incentivou o engajamento de usuários e acompanhantes ao movimento em prol da saúde masculina.

O Hospital Jean Bitar presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 70 leitos, o hospital é referência estadual para procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, cirurgia gastrointestinal e algumas especialidades clínicas, como endocrinologia, reumatologia, geriatria e pneumologia. Para atendimento no hospital é necessário o encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), após ser marcado pela Central de Regulação do Estado.

Serviço: O Hospital Jean Bitar fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.

Por Vera Rojas