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Hospital Regional de Paragominas (PA) conquista Acreditação

(9/2/2018) – O Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas (PA), administrado pelo INDSH desde 2014, foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como Hospital Acreditado nível 1. A notícia foi comunicada na semana passada.

Trata-se da segunda unidade administrada pelo INDSH a ser certificada. Em maio do ano passado, a UPA Santa Paula, em Ponta Grossa (PR), recebeu seu certificado nível 1.

“A certificação homologada pela ONA, válida por dois anos, evidencia a adesão do hospital às mais modernas práticas de gestão e ao Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, significando que os usuários receberão um atendimento de qualidade, seguro e humanizado”. Júlio Garcia, diretor executivo do HRPL.

O que é a ONA

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil com o objetivo de promover um processo constante de avaliação e aprimoramento na área de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

Para alcançar a certificação, que é um processo voluntário, a gestão do HRPL contou com o compromisso dos mais de 400 colaboradores, diretos e indiretos, que incorporaram o processo de adequação da gestão. Processo esse que passou pela construção do planejamento estratégico do hospital, readequação de seus processos, implantação da gestão de documentos e gerenciamento de risco, entre outros. Essas etapas foram trabalhadas com a integração das lideranças e disseminadas junto à equipe multiprofissional, por meio de sucessivos treinamentos e reuniões. “Essa conquista reflete o engajamento de todos”, observou a consultora da Qualidade, Vanessa Bremer.

A gestão do HRPL iniciou o processo para a conquista da certificação no começo de 2017, por entender que o ambiente já era propício para esse avanço na administração hospitalar, principado com o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente para disseminar e consolidar uma cultura de qualidade em todos os profissionais do HRPL.

A gestão do INDSH

Administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), a gestão focou na implementação das políticas institucionais do Instituto no que se refere à segurança, qualidade, humanização e ética na assistência prestada à população do leste do Pará. “Neste sentido, a gestão do HRPL se pautou na valorização e capacitação contínua dos seus colaboradores e corpo clínico”, ressaltou Júlio Garcia, que fez questão de agradecer a cada colaborador por acreditar e aderir ao movimento para melhorar cada vez mais os serviços prestados aos usuários.

Segundo dados do site da ONA, atualmente 290 hospitais possuem a certificação ONA no país. No Pará, são nove hospitais certificados e, destes, dois com a certificação Nível 1: a Santa Casa de Misericórdia do Pará e o Hospital Oncológico Infantil Otávio Lobo, que agora ganham a companhia do HRPL.

Graças ao atendimento especializado oferecido pelo HRPL que o lavrador Francisco Ferreira de Lira, 59, não apenas sobreviveu a um AVC como também saiu sem sequelas, ao ter atendimento dentro da “janela de tempo”, de até quatro horas e meia, necessária para promoção da terapia com trombolítico e reversão do quadro da lesão, que é responsável por cerca de 100 mil óbitos por ano no Brasil. “Agradeço a equipe do hospital por ter salvo a minha vida”, ressaltou o usuário.

Atendimento digno

Para o diretor de Operações do INDSH, o administrador hospitalar Adriano Flávio de Lima, a homologação da gestão de qualidade do HRPL é o resultado de investimentos contínuos que vem sendo feitos internamente em todas as unidades administradas pelo INDSH no Pará.

“Nós sempre acreditamos na qualidade e na segurança da assistência. Mostramos que isso é possível e, melhor ainda, que vamos seguir para aperfeiçoar cada vez mais a prestação de nossos serviços para ratificar que o usuário do SUS pode ter atendimento digno e respeitoso”, observou, ao defender que existe um SUS que dá certo, sim, a partir de inovações, seriedade e desafios assumidos em benefício do usuário cidadão.

Adriano de Lima finalizou agradecendo o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que sempre dispensou atenção para fazer uma saúde pública diferenciada e de qualidade.

Gestão por excelência

Sustentabilidade – O HRPL já conquistou o “Selo Ouro” do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base no GHG, protocolo internacional (GHG Protocol), destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa.

Responsabilidade social – O projeto “Capacitar para salvar” deu ao HRPL o título de Instituição do Ano – Saúde Pública, na segunda edição do Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste, durante a Feira HospitalMED, realizada em 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Por Vera Rojas

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