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HRPL conquista certificado de Organização Nacional de Acreditação (ONA)

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), referência em atendimento de urgência às vítimas de acidente vascular cerebral, foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como hospital acreditado nível 1, por atender o critério de segurança do paciente em todos os seus processos, o que inclui o aspecto da estrutura do ambiente hospitalar, pessoas capacitadas e processos institucionalizados. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil com o objetivo de promover um processo constante de avaliação e aprimoramento na área de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País. FOTO: ASCOM / HRPL DATA: 05.01.2018 PARAGOMINAS - PARÁ

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), referência em atendimento de urgência às vítimas de acidente vascular cerebral, foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como hospital acreditado nível 1, por atender o critério de segurança do paciente em todos os seus processos, o que inclui o aspecto da estrutura do ambiente hospitalar, pessoas capacitadas e processos institucionalizados.

Para o diretor executivo do HRPL, o administrador hospitalar Júlio Garcia, a certificação homologada pela ONA, válida por dois anos, evidencia a adesão do hospital às mais modernas práticas de gestão e ao Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, significando que os usuários receberão atendimento de qualidade, seguro e humanizado.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil com o objetivo de promover um processo constante de avaliação e aprimoramento na área de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

Para alcançar a certificação, que é um processo voluntário, a gestão do HRPL contou com o compromisso dos mais de 400 colaboradores, diretos e indiretos, que incorporaram o processo de adequação da gestão. Processo esse que passou pela construção do planejamento estratégico do hospital, readequação de seus processos, implantação da gestão de documentos e gerenciamento de risco, entre outros. Essas etapas foram trabalhadas com a integração das lideranças e disseminadas junto à equipe multiprofissional, por meio de sucessivos treinamentos e reuniões. “Essa conquista reflete o engajamento de todos”, observou a consultora da Qualidade, Vanessa Bremer.

A gestão do HRPL iniciou o processo para a conquista da certificação no começo de 2017, por entender que o ambiente já era propício para esse avanço na administração hospitalar, principado com o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente para disseminar e consolidar uma cultura de qualidade em todos os profissionais do HRPL.

Administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), a gestão focou na implementação das políticas institucionais do Instituto no que se refere à segurança, qualidade, humanização e ética na assistência prestada à população do leste do Pará. “Neste sentido, a gestão do HRPL se pautou na valorização e capacitação contínua dos seus colaboradores e corpo clínico”, ressaltou Júlio Garcia, que fez questão de agradecer a cada colaborador por acreditar e aderir ao movimento para melhorar cada vez mais os serviços prestados aos usuários.

Segundo dados do site da ONA, atualmente 290 hospitais possuem a certificação ONA no país. No Pará, são nove hospitais certificados e, destes, dois com a certificação Nível 1: a Santa Casa de Misericórdia do Pará e o Hospital Oncológico Infantil Otávio Lobo, que agora ganham a companhia do HRPL.

Graças ao atendimento especializado oferecido pelo HRPL que o lavrador Francisco Ferreira de Lira, 59, não apenas sobreviveu a um AVC como também saiu sem sequelas, ao ter atendimento dentro da “janela de tempo”, de até quatro horas e meia, necessária para promoção da terapia com trombolítico e reversão do quadro da lesão, que é responsável por cerca de 100 mil óbitos por ano no Brasil. “Agradeço a equipe do hospital por ter salvo a minha vida”, ressaltou o usuário.

Para o diretor de Operações do INDSH, o administrador hospitalar Adriano Flávio de Lima, a homologação da gestão de qualidade do HRPL é o resultado de investimentos contínuos que vem sendo feitos internamente em todas as unidades administradas pelo INDSH no Pará.

“Nós sempre acreditamos na qualidade e na segurança da assistência. Mostramos que isso é possível e, melhor ainda, que vamos seguir para aperfeiçoar cada vez mais a prestação de nossos serviços para ratificar que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ter atendimento digno e respeitoso”, observou, ao defender que existe um SUS que dá certo, sim, a partir de inovações, seriedade e desafios assumidos em benefício do usuário cidadão.

Adriano de Lima finalizou agradecendo o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que sempre dispensou atenção para fazer uma saúde pública diferenciada e de qualidade.

Gestão por excelência

Sustentabilidade – O HRPL já conquistou o “Selo Ouro” do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base no GHG, protocolo internacional (GHG Protocol), destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa.

Responsabilidade social – O projeto “Capacitar para salvar” deu ao HRPL o título de Instituição do Ano – Saúde Pública, na segunda edição do Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste, durante a Feira HospitalMED, realizada em 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Por Vera Rojas

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