O Hospital Regional Público do Marajó (Breves / PA) garantiu 5.387 atendimentos no setor de hemodiálise, contribuindo diretamente para a melhora da qualidade de vida e para a estabilidade clínica dos usuários, especialmente das comunidades ribeirinhas próximas da unidade.
Joseane Corrêa, supervisora de Enfermagem no HRPM, destaca que não se trata apenas de um número. “Eles (os números) representam vidas transformadas e esperança renovada para quem depende desse tratamento. Cada sessão de hemodiálise é um passo a mais na jornada dos nossos pacientes em busca de qualidade de vida”.
Ela acrescenta que o acesso à saúde é um desafio, especialmente, para as famílias das comunidades ribeirinhas. “A administração do hospital tem trabalhado incansavelmente para garantir que todos tenham o tratamento necessário e que seja de excelência, sem que precisem se deslocar para outras cidades com longas distâncias”.
Humanização – Além da assistência de média e alta complexidade, os pacientes atendidos pelo Centro de Hemodiálise contaram, neste final de ano, com a realização do ‘Natal Solidário’, promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital. A iniciativa entregou cestas básicas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Em Breves, o usuário Jaime Leão de Paiva, de 40 anos, que já faz tratamento e sessões de hemodiálise no Regional do Marajó, há três anos, e reconhece o valor do serviço. “O HRPM, para mim, é referência em saúde”, disse ele que também elogiou a iniciativa do Natal Solidário.
Serviço – O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade oferta assistência de média e alta complexidade, na avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do HRPM).