O Hospital Jean Bitar (Belém / PA) se destaca como referência no atendimento a pessoas transexuais por meio do Projeto Casulo, do Governo do Pará, implementada para assegurar assistência integral no processo transexualizador, conforme estabelece a Portaria nº 457, de 19 de agosto de 2008, do Ministério da Saúde. A celebração dessa conquista foi marcada por ocasião do Dia Nacional da Visibilidade Trans (29), reconhecendo os avanços no cuidado à saúde dessa população.
Somente em 2024, foram realizadas 19 cirurgias de redesignação sexual, consolidando o impacto positivo do projeto na vida dos pacientes atendidos. Em funcionamento desde maio de 2022, o Projeto Casulo oferece atendimento ambulatorial e hospitalar a pessoas transexuais em todo o estado do Pará. O atendimento disponibiliza consultas com especialistas e exames laboratoriais na Policlínica Metropolitana, em Belém, além de procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Jean Bitar (HB), em Belém.
Procedimentos Realizados
– Homens trans: Mastectomia masculinizante: retirada da glândula mamária e reposicionamento da aréola. Pan-histerectomia: retirada do útero e ovários.
– Mulheres trans: implantes mamários de silicone.
Serviço: O Hospital Jean Bitar presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB).