A experiência do INDSH na gestão de Unidades de Pronto Atendimento

A gestão do INDSH alcançou o marco de ter a primeira UPA porte VIII do Brasil a receber o reconhecimento de Acreditação Plena – nível 2

O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), organização social, sem fins lucrativos, foi constituída em 1959, com o objetivo de se tornar referência nacional em gestão hospitalar e de serviços de saúde em geral. Atualmente administra 15 unidades de saúde no País, entre hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em seis estados, com cerca de 6.000 empregados diretos, e mais de 1.000 leitos exclusivamente pelo SUS, num total de nove milhões de pacientes potenciais.

Quando o assunto é administração de UPAs, o INDSH é referência em gestão e assistência, por meio da implantação de protocolos clínicos e processos administrativos pautados nos modelos adotados em instituições de saúde de excelência. Dentre as 15 instituições administradas, 5 delas são Unidades de Pronto Atendimento localizadas de Norte a Sul do Brasil, que prestam atendimento resolutivo e qualificado a pacientes com condições clínicas graves e não graves, além de prestar o primeiro atendimento a casos cirúrgicos e traumáticos, estabilizando os pacientes, e garantindo o encaminhamento dos pacientes que necessitam de tratamento em outras unidades de referência.

A gestão do INDSH das Upas no Paraná

Na cidade de Ponta Grossa (PR), o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), tem uma experiência exitosa na gestão de Unidades de Pronto Atendimento. A história começa em 2014, quando foi firmado o primeiro contrato com o município do Paraná para gestão da UPA Santa Paula. A equipe do INDSH prestou total apoio para a finalização da organização estrutural e abertura ao público, da unidade recém-construída.

Inaugurada em setembro de 2014, a UPA Santa Paula contou com a implantação de um programa de gestão da qualidade e segurança do paciente. Esse protocolo foi inovador pois adotou ações com foco na agilidade e eficiência do atendimento, comunicação efetiva entre a equipe e análise de oportunidades para melhoria contínua, como ferramentas para assegurar uma assistência segura aos pacientes.

Nesse sentido, o primeiro passo foi observar o perfil epidemiológico da unidade e sazonalidades clínicas da região. Após análise dos indicadores assistenciais, foram elaborados e implantados protocolos de: Dor Torácica, Manejo de Sepse, TEV e outros, além da Protocolo de Classificação de Risco com base no Protocolo de Manchester, para estratificação do risco, definição das prioridades de atendimento e tempos-alvo para primeiro atendimento médico.

Única UPA da região Sul e Sudeste do Brasil reconhecida pela ONA

Após meses de muito trabalho, capacitação das equipes e gerenciamento dos processos, em maio de 2017, a UPA Santa Paula tornou-se a única UPA da região Sul e Sudeste do Brasil reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com a Acreditação Hospitalar nível 1. No ano seguinte (agosto de 2018) a Unidade tornou-se a primeira UPA porte VIII do Brasil a receber o reconhecimento de Acreditação Plena – nível 2.

Com a implantação do modelo de excelência, e finalização do período contratual com o município, o INDSH encerrou a gestão da UPA em setembro de 2020, retornando 2 anos depois, em setembro de 2022 para um novo ciclo de gestão. Desta vez, além da UPA Santa Paula, assumiu também a gestão de mais uma unidade, a UPA Santana.

Em busca de mais acreditações internacionais

Assim como ocorreu com a primeira experiência do INDSH no município, a atual gestão das duas UPAs também segue um modelo baseado na qualidade da assistência e segurança dos pacientes. Como reconhecimento público deste trabalho e foco na melhoria contínua, ambas as unidades passam no momento pelo processo de avaliação da Acreditação Internacional Qmentum.