(30/11/2018) – O tetracampeão paraolímpico de judô para deficientes visuais, categoria até 100 kg, Antônio Tenório, visita neste sábado, 1, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém (PA).
O CIIR é um projeto modelo do governo do Pará para toda a região Norte do país, administrado pelo INDSH desde maio, totalmente destinado a usuários do Sistema Único de Saúde, com especialidades, tecnologias e estrutura de última geração.
Histórico – Antonio Tenório, de 48 anos, nascido em São José do Rio Preto (SP), pratica judô desde os 8 anos. Aos 13, sofreu um acidente quando brincava com amigos e teve o olho esquerdo atingido por uma semente de mamona, o que causou descolamento de retina, cegando este olho. Seis depois, uma infecção no olho direito o deixou totalmente cego.
Desde Atlanta, em 1996, Tenório ganha o ouro nas edições dos Jogos Paraolímpicos. Com a vitória em Pequim, consagrou-se como o único atleta do mundo a obter quatro medalhas de ouro consecutivas no judô paraolímpico. Também é campeão mundial, título conquistado em 2006, e acumula inúmeros campeonatos brasileiros.