CIIR: caminhada e intervenção artística marcam campanha de conscientização sobre o autismo

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA), administrado pelo INDSH desde 2018, iniciou em 2 de abril série de atividades para marcar a campanha ‘Abril Azul: Conscientização sobre o Autismo’, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fomentar a inclusão de pessoas que convivem com essa condição.

A unidade, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e setor de Arte e Cultura, organizou uma caminhada pelo complexo, incluindo o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), reunindo usuários, familiares e a equipe multiprofissional, combinando intervenção terapêutica e educação em saúde baseada na Política de Humanização do Ministério da Saúde.

Intervenção artística – Durante a programação, a Palhaça Nanna Chorona, interpretada pela professora de Teatro do CIIR, Paula Barros, realizou uma intervenção lúdica para usuários, familiares e a equipe multiprofissional. A apresentação incluiu a leitura do livro “A Pontinha Menorzinha do Enfeitinho do Fim do Cabo de Uma Colherzinha de Café”, de Elvira Vigna, abordando, de forma poética, a importância do cuidado com o outro.

Estrutura – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade a Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR e do Cetea por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR/Cetea é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano(INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro Batista Campos, em Belém. O CIIR está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, também na capital paraense. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).