O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) celebra em 29 de abril o ‘”‘Dia Internacional da Dança’, que no CIIR é uma aliada na reabilitação de Pessoas com Deficiência (PcD) assistidas pela instituição. Há cinco anos, o CIIR mantém um Grupo de Dança Experimental que já fez apresentações externas e internas, representando a dança-inclusão e temas regionais.
O setor de Arte e Cultura conduz as quatro linguagens artísticas no apoio à reabilitação: Teatro, Música, Artes Visuais e uma Oficina de Danças. De acordo com a professora de dança do CIIR e responsável pelo grupo, Andrezza Souza, a atividade vem sendo desenvolvida desde 2019, com o intuito de agregar à rotina dos usuários, acompanhantes e profissionais do Centro, uma atividade que possibilite o bem-estar e, acima de tudo, a inclusão.
“Explora-se diversas possibilidades dessa linguagem nas modalidades: dança de salão, práticas circenses, alongamento direcionado ao relaxamento e a busca por uma melhora na consciência corporal”, explica Andrezza. “Também temos danças clássicas, como o balé e danças regionais como carimbó e toada”, pontua a profissional.
Por fim, nas danças de estilo livre propostas aos participantes são possíveis de se criar sequências coreográficas de acordo o estilo musical praticado durante a aula, utilizando-se do improviso para estimular a criatividade e a expressividade.
Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço – O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).