CIIR é finalista de prêmio Planetree Internacional por projeto em aldeias indígenas

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) é um dos indicados ao prêmio de Inovação em Cuidado Centrado na Pessoa, outorgado no Planetree Internacional, pela participação em expedições indígenas, do governo paraense, em 2021 e 2022. O vencedor será divulgado, em 11 de outubro, durante a Conferência Internacional Planetree, que este ano será realizada em Boston, Massachusetts (EUA).

O projeto do CIIR destaca a participação da equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação no Programa ‘Saúde por todo Pará: Expedições Indígenas”, que entre 2021 e 2022 realizou sete expedições, garantindo mais de 12 mil atendimentos para os povos indígenas paraenses de nove etnias. O CIIR participou com equipes multiprofissionais, com cerca de 60 profissionais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social e psicologia, além de encaminhamentos para variadas especialidades e dispensação de meios auxiliares de locomoção. No total, foram percorridos aproximadamente 8 mil km na região Amazônica que abrange uma área com mais de 6 milhões de km.

Diálogo Intercultural

Segundo Rejane Xavier, diretora executiva do CIIR, os indicados ao prêmio Inovação serão considerados para inclusão na Biblioteca Líder de Práticas de Cuidado Centrado do Planetree, a ser lançada no fim de 2023. “Isso é transformador e remete a grandeza do que promovemos neste centro de reabilitação, levando assistência especializada em áreas remotas, e se conectando através do diálogo intercultural”, avalia Rejane.

Para o secretário estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho, a premiação confirma o trabalho de excelência que o Governo do Estado promove para a população paraense. “O Programa Saúde Por Todo o Pará nos territórios indígenas é um exemplo excelente do nosso esforço e dedicação para levar saúde para todos”.

Projeto Meninos do Rio – O CIIR também foi uma das instituições escolhidas para apresentar o projeto ‘Meninos do Rio’, que oferece prática de canoagem, canoa havaiana e caiaque, adaptados às Pessoas com Deficiência (PcDs).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo INDSH, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).