O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) está comemorando a marca da centésima prótese ocular entre a reabilitando com ‘cavidade exoftálmica’, implantada em um paciente de quatro anos, residente em Parauapebas, a 720 km de Belém.
Segundo Marcelo Carneiro, cirurgião-dentista e especialista em Prótese Bucomaxilofacial do Centro de Reabilitação, o Laboratório de Prótese Ocular da instituição oferta serviços diferenciados e de alta qualidade, com produção genuína de todas as fases de confecção das próteses na própria unidade, que realiza desde a pintura da íris até a confecção do globo ocular.
Após toda a etapa de entrega e a instalação da prótese ocular, o usuário recebe um manual com instruções de higienização e uso. “Acompanhamos o reabilitando em todos os quesitos, como adaptação, necessidade de ajuste; e quando necessário, avaliação para substituição da prótese. Além disso, orientamos a manutenção, como a higiene e cuidados com a prótese em casa”, informou.
No CIIR, após a instalação da prótese, os usuários também podem contar com a manutenção oferecida no laboratório para uma maior vida útil do recurso.
De acordo com a diretora executiva do CIIR, Rejane Xavier, o alcance da entrega de 100 próteses oculares não é apenas estatística. O benefício é mais amplo. “É transformação de vida, realização de sonhos e a certeza que o SUS é resolutivo”.
O secretário de Saúde do Estado (Sespa), Rômulo Rodovalho, destacou a importância dos trabalhos realizados no CIIR. “É sempre satisfatório saber de vidas sendo transformadas pelo serviço prestado pela nossa gestão. Parabenizo a equipe do CIIR pela marca alcançada e que continuem o bom trabalho em atender nossa população com excelência”, declarou.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).