O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) promoveu em 1 de novembro o 5º Baile da Matinta, organizado pelo setor de Arte e Cultura do centro, que destaca os temas e tradições regionais do Pará, em uma versão regionalizada e inclusiva da festa americana do ‘Haloween’.
O evento reuniu participantes fantasiados de personagens da cultura popular, como saci, curupira, boto, Iara e matinta (a ‘dona do baile’), que desfilaram para mais de 100 pessoas. A programação contou com músicas regionais, cortejos, desfile de fantasias e entrega de mudas do jardim sensorial da instituição, para usuários e acompanhantes.
Segundo Denise Morais, supervisora do Arte e Cultura, a proposta do baile regional tem foco nas histórias amazônicas com o objetivo valorizar a cultura regional e manter uma interrelação com outras culturas. “A apresentação do fenômeno da multiculturalidade já muito presente entre nossa sociedade”, destacou a profissional.
Perfil – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez faz o encaminhamento à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.