O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) sediou em 18 de junho um workshop sobre autismo, no dia mundial do tema, com mais de 300 participantes, reabilitandos, acompanhantes e profissionais da área. Foram debatidos dois temas principais: o direito dos autistas, em palestra do advogado e especialista no assunto, Kristófferson Andrade; a seletividade alimentar em pessoas neurodiversas, abordado por Rafael Morais, doutor em Ciência da Reabilitação.
“Hoje é uma data voltada para que as pessoas com autismo tenham orgulho de ser quem são”, enfatizou Nayara Barbalho, titular da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), que promoveu o evento. “Por isso, é importante que elas conheçam os seus direitos”. A data tem o objetivo combater o estigma e a discriminação enfrentados pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, são destacadas as habilidades e contribuições dessas pessoas para a sociedade.
O CIIR/Cetea/Natea é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos. O Natea está situado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, no CIIR. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 / 59. (Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR/Natea/Cetea).
(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).