O Hospital Delphina Aziz (Manaus / AM) promoveu em 13 de setembro ação de conscientização e combate à sepse, por ocasião do dia mundial da doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, com o objetivo de reforçar e orientar os profissionais de saúde a importância de agir rápido e de maneira assertiva nesses casos.
Também conhecida como ‘infecção generalizada’, a sepse ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa responde de maneira extrema a uma infecção desencadeando complicações graves que podem ameaçar a vida do paciente, explica o infectologista Bruno Jardim. “Essa condição pode ocasionar várias complicações que podem causar danos graves aos órgãos e levar o paciente à morte” enfatizou Bruno.
O diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e o acompanhamento são essenciais para a sobrevivência dos pacientes com sepse. Para a médica infectologista Karina Gonçalves, reconhecer os sintomas da sepse é fundamental para uma intervenção rápida. “Os sinais comuns incluem febre, confusão mental, dificuldade respiratória, frequência cardíaca elevada, pressão arterial baixa e outros sintomas relacionados à infecção”.
Embora qualquer pessoa possa desenvolver a sepse, pacientes com baixa imunidade e com doenças crônicas têm um risco maior, incluindo prematuros, crianças com menos de um ano, idosos acima de 65 anos.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CHZN).