Dia Mundial do Meio Ambiente: como funciona a área de Gestão Ambiental do INDSH

A área de Gestão Ambiental do INDSH representa um compromisso sólido com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Por meio de uma gestão descentralizada e do auxílio da empresa Serviço de Inteligência Ambiental (SIA), monitoramos de perto os aspectos e impactos ambientais das nossas unidades, visando sempre a melhoria contínua do nosso sistema de gestão. Além disso, nossas iniciativas em consonância com a agenda ESG têm proporcionado uma série de benefícios tanto para as instituições administradas quanto para a comunidade em geral.

Quais são os programas socioambientais oferecidos pelo INDSH

Um projeto comum a todas as unidades é o Selo Ouro, outorgado pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) pela divulgação de relatórios de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). São os únicos hospitais públicos do país a possuírem tal certificado, com base no Greenhouse GAS Protocol (GHG), auditados e principal metodologia utilizada para estabelecer normas de contabilização e reporte de emissão de GEE.

Buscamos zerar as emissões de escopo 2 dos hospitais, migrando sempre que possível para o ambiente de contratação livre de energia. Por meio desse esforço, obtemos o selo I-REC, que certifica nosso consumo de energia elétrica como proveniente de fontes limpas de energia, tais como Solar, Eólica e Pequenas Centrais Hidroelétricas.

O INDSH possui um programa de mitigação de impactos ambientais elaborado pela empresa Serviço de Inteligência Ambiental (SIA), o qual foi dimensionado exclusivamente para nossas unidades. O Projeto Guardião Azul é uma ferramenta que visa estabelecer uma metodologia de monitoramento constante de ações como:

  • Diminuição do consumo de água
  • Gerenciamento de resíduos/reciclagem/compostagem/destinação ambientalmente adequada
  • Diminuição das emissões de GEE
  • Eficiência energética
  • Implementação de hortas sustentáveis
  • Utilização de espaços sensoriais (áreas verdes) com usuários
  • Realizar educação ambiental
  • Ações de monitoramento da qualidade do ambiente de trabalho
  • Ações de consumo responsável
  • Busca por parcerias

Essas ações estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e para concretizar nossos esforços, focamos em áreas onde as unidades de saúde podem exercer maior influência:

ODS 3 (Saúde e Bem-Estar): Priorizado devido ao impacto direto dos hospitais na qualidade de vida da população local, também enfatizando a importância da saúde dos trabalhadores dessa área.

ODS 7 (Energia Limpa e Acessível): Concentra-se na promoção do uso de energias renováveis pelas unidades de saúde para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico): Destaca-se pela preocupação com a preservação da saúde e bem-estar dos profissionais que atuam na área da saúde, especialmente em relação à exposição a riscos no ambiente de trabalho.

ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): Este representa nosso compromisso em desempenhar um papel transformador nos municípios onde atuamos, servindo como exemplo inspirador para as organizações locais, incentivando práticas sustentáveis e promovendo o desenvolvimento saudável da comunidade.

ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis): Adotado para reduzir a pegada ecológica dos hospitais, promovendo uma visão crítica sobre o consumo de água, energia, plástico e a geração de resíduos, a fim de estabelecer ações de redução.

ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima): Escolhido como prioridade para controlar as mudanças climáticas, dada a significativa contribuição do setor de saúde nas emissões globais de gases de efeito estufa.

Quais benefícios esses programas trazem para as instituições administradas

  • Reduzir custos e diminuir os riscos.
  • Melhoria contínua, para identificar oportunidades e ajustar a política ambiental do INDSH sempre que necessário.
  • Estabelecer parcerias com a comunidade local para promover iniciativas ambientais e compartilhar boas práticas.
  • Estimular o consumo de recursos e a aquisição de produtos e materiais ecologicamente corretos e socialmente responsáveis.
  • Implantação um sistema abrangente de gerenciamento de resíduos que prioriza a reciclagem, a reutilização e a redução.
  • Promover a diferenciação de serviços oferecidos por meio dos desafios de ESG.

O Projeto Guardião Azul, em particular, é uma ferramenta essencial que tem nos permitido estabelecer uma metodologia robusta de monitoramento e ação em áreas cruciais. Esse projeto, aliado aos nossos esforços em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem nos possibilitado não apenas reduzir custos e riscos, mas também promover práticas sustentáveis, estabelecer parcerias com a comunidade e fortalecer nossa imagem como referência em responsabilidade socioambiental.

Assim, os programas socioambientais oferecidos pelo Instituto não apenas beneficiam as instituições administradas, mas também contribuem para o desenvolvimento de forma saudável e consciente das comunidades em que estamos inseridos, mostrando que é possível alinhar eficiência operacional, responsabilidade ambiental e impacto social positivo em todas as nossas ações.

(Com informações da Ass. Ambiental do INDSH).