HGT atinge recorde em cirurgias, com destaque para procedimento ortopédico

O Hospital Geral de Tailândia (PA) realizou 2.917 cirurgias eletivas e emergenciais, entre janeiro e setembro de 2024, considerado um recorde comparado aos últimos anos. O total é 10,8% superior ao mesmo período de 2023, quando foram realizados 2.633 procedimentos. A especialidade que mais se destacou foi a ortopedia, com aumento de 102,15% nos últimos quatro anos.

Até setembro de 2024, o HGT realizou 2.917 procedimentos cirúrgicos, sendo 999 emergenciais e 1.918 eletivos. O hospital alcançou uma média mensal de 324 cirurgias, superando 2020, 2021, 2022 e 2023 (150, 156, 218 e 282 procedimentos, respectivamente).

O diretor executivo do HGT, Eduardo Pereira, destaca que os resultados são frutos de um esforço conjunto do Governo do Estado e de toda a equipe da unidade hospitalar, com o objetivo de aprimorar a saúde pública e garantir um atendimento de qualidade à população de Tailândia e região.

“O aumento na realização de cirurgias no HGT reflete nosso avanço no número de procedimentos e em garantir uma melhor assistência à população. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, buscamos constantemente adequações e melhorias estruturais. Esses esforços são essenciais para um atendimento mais ágil, de qualidade e eficiente”.

Referência em ortopedia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia na região, o HGT realiza procedimentos de baixa e média complexidade. Somente neste ano, o hospital realizou cerca de 248 mil atendimentos, dos quais 53 mil foram no setor de Urgência e Emergência.

“O aumento na realização de cirurgias no HGT reflete nosso avanço no número de procedimentos e em garantir uma melhor assistência à população”, explicou o diretor executivo Eduardo Pereira. “Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, buscamos constantemente adequações e melhorias estruturais. Esses esforços são essenciais para um atendimento mais ágil, de qualidade e eficiente”.

O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.1210.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HGT).