O Hospital Regional de Tailândia (PA) registrou um aumento de aproximadamente 60% no atendimento de usuários no Pronto Atendimento no período de 20 a 22 de dezembro, que somou uma média de 275 atendimentos/dia, quando em dias normais, a média é de 160. A maioria dos usuários apresenta sintomas leves, o que não compromete demanda por internação.
De acordo com o o médico Jefferson Abreu, diretor técnico do HGT, a maioria dos casos são leves, não demandando internação. “Estamos nos empenhando para prestar a melhor assistência possível com uma equipe de profissionais 24h”, destacou o profissional.
Abreu crê que é importante explicar ao público que o HGT, assim como todas as unidades de saúde, pública e privada, segue os protocolos de Classificação de Risco para atendimentos, identificando na triagem a prioridade dos atendimentos.
Para o Ministério da Saúde, o quadro de emergência refere-se à constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já os casos de urgência quando há ocorrência imprevista de agravo à saúde como ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. “Esses tipos de casos têm prioridade na assistência”, observou Jefferson Abreu.
Para o Ministério da Saúde (MS) o quadro de Emergência refere-se à constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já os casos de Urgência quando há ocorrência imprevista de agravo à saúde como ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. “Esses tipos de casos têm prioridade na assistência”, observou Jefferson Abreu.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do HGT).