Crianças de um a doze anos são 60% dos beneficiados com cirurgias de otorrinolaringologia do Hospital Jean Bitar (Belém / PA), serviço que completou dois anos em outubro. Em 2022, foram realizadas 300 cirurgias nessa especialidade.
Segundo Luciana Gomes, coordenadora do Centro Cirúrgico, a equipe multiprofissional do HJB realizou 995 procedimentos em otorrino, beneficiando principalmente o público infantil.
Uma estratégia para que os pequenos usuários fiquem mais tranquilos antes da cirurgia é a utilização de um carro para levá-los da enfermaria ao Centro Cirúrgico. O meio de transporte, indicado para crianças entre dois e cinco anos, agradou ao público infantil. O carro foi doado pela médica Raissa Tomaso, que faz parte da equipe multiprofissional do Hospital Jean Bitar.
Dados da Gerência Assistencial mostram que a maioria dos pacientes é menor de dez anos, faixa etária que mais demanda cirurgia em otorrinolaringologia. Os principais procedimentos são amigdalectomia, adenoidectomia, adenoamigdalectomia, septoplastia para correção de desvio, turbinectomia, frenectomia e uvulopalato-faringoplastia.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB).