O Hospital Jean Bitar (Belém / PA) promove em 25 e 26 de abril uma Roda de Conversa com os profissionais da unidade, com objetivo de aprimorar a assistência aos pacientes transgêneros, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Visibilidade Transgênero (31). A unidade, que já realizou 22 duas cirurgias do tipo, é a única no Norte do Brasil credenciada para realização dos processos de Cirurgia Redesignação Sexual (CRS).
Entre os assuntos abordados: artigo 3º da Constituição Federal (que dita a promoção do bem-estar para todos sem preconceito e discriminação); importância da visibilidade de gênero; identidade de gênero, situações do cotidiano; avanços nos tempos de militância em prol da comunidade; criminalização da transfobia, e Lei Maria da Penha para mulheres trans.
A iniciativa, coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), faz parte do Projeto Casulo, criado pelo governo do Pará em maio de 2022, que reestruturou o fluxo ambulatorial e hospitalar para atendimento de pessoas transgênero.
“O objetivo é ouvir o colaborador, dialogar, ensinar, perceber suas limitações e processos internos, visando sempre o bem-estar do paciente. Pois, somos promotores da área da saúde e devemos cuidar dessas vidas”, explica a psicóloga do HJB, Rayssa Melo.
De acordo com a gerente Assistencial, Alexandra Santos, a realização de uma roda de conversa sobre atendimento inclusivo ao paciente transgênero no HJB destaca-se como essencial. “É um passo importante na promoção de um ambiente cada dia mais acolhedor e de respeito às diversidades”.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB).