O Hospital Jean Bitar (Belém / PA) encerrou maio com uma campanha de combate à infecção hospitalar. A ação combinou duas datas importantes, ligadas ao tema e celebradas nesse mês: Dia Mundial da Higiene das Mãos (5) e do Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar (15).
A programação, realizada durante a Semana de Enfermagem da unidade, contou com jogos de perguntas e respostas, tabuleiro e caixa de luz negra (que detecta partículas ainda não higienizadas nas mãos).
“A combinação do Dia Mundial da Higiene das Mãos e do Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar reforça a mensagem de que a prevenção de infecções começa com práticas simples e individuais, como a higienização das mãos, mas também depende de um esforço organizado e institucional”, diz a enfermeira, Thaynara Martins
Já a responsável técnica pela Agência Transfusional (AT) do HJB, Alyne Pardauil, diz que o setor tem alguns protocolos que reforçam o controle de infecções. “ No nosso setor temos os sinalizadores ‘Cinco Momentos de Higienização das Mãos’, o ‘Passo a Passo Para Higienização das Mãos’ e ‘Dispensadores Com Álcool Gel’”.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB).