O Hospital Jean Bitar completou em setembro mais de 1.650 cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em quatro anos do Programa ‘Obesidade Zero’, criado pelo governo do Pará em setembro de 2020. O procedimento é uma das principais alternativas de combate à obesidade de grau 3. Tecnicamente conhecida como gastroplastia, é a redução do tamanho do estômago, gerando a perda de peso necessária do paciente.
O Programa Obesidade Zero é um programa estadual que oferece avaliação clínica, exames, consultas, cirurgias e acompanhamento pré-operatório e pós-operatório. Os pacientes contam com acompanhamento multiprofissional, com médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistente social, endocrinologistas, cirurgião bariátrico.
De acordo com a médica endocrinologista do HJB, Rafaela Miranda, a obesidade é uma doença crônica, multifatorial, complexa, altamente recidivante, por se tratar de uma enfermidade que provoca inflamação e caracteriza pelo excesso de gordura no corpo, a partir do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) acima dos 40 kg/m2 ou aquelas que possuam entre 35 kg/m² e 40 kg/m², com alguma das doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, hipertensão arterial, gordura no fígado ou colesterol alto.
Depoimentos
“Entre os cuidados, destaca-se a implantação recente do uso de perneiras pneumáticas, uma ferramenta essencial para a prevenção de complicações graves, como a Trombose Venosa Profunda. Então, ficamos muito felizes de ter chegado nesses quatros anos com resultados positivos em favor daqueles que precisam do nosso serviço”. – Giovani Merenda – Diretor Executivo do HJB.
“Estamos transformando vidas e oferecendo uma nova chance a muitos cidadãos. Continuaremos trabalhando para garantir que cada paciente receba o suporte necessário, promovendo saúde de qualidade em nosso estado”. – Ivete Vaz – Secretária de Estado de Saúde Pública do PA.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB).