HJB registra quase duas mil cirurgias bariátricas em quatro anos do Programa Obesidade Zero

O Hospital Jean Bitar (Belém / PA), 70 leitos, administrado pelo INDSH desde 2016, já realizou 1.937 cirurgias bariátricas até janeiro deste ano, desde o lançamento do Programa ‘Obesidade Zero’ em setembro de 2020. A informação foi divulgada por ocasião do Dia Mundial de Obesidade, em 4 de março.

“Quando iniciamos o Programa Obesidade Zero começamos com dez cirurgias por mês”, explica o cirurgião Carlos Armando Santos, coordenador do programa. “Depois, fomos progredindo, e logo veio a pandemia, que desacelerou os procedimentos. Mas logo retomamos, e hoje realizamos em média 50 cirurgias por mês. Neste março de 2025, completaremos duas mil cirurgias, que não são apenas números, são vidas. Pacientes que retomaram a qualidade de vida”, enfatiza.

Segundo o especialista a obesidade é uma doença crônica, progressiva e que não tem cura, advinda de vários fatores, e  precisa ser prevenida, tratada, diagnosticada de forma correta, acolhedora e ética. “Para que isso aconteça, precisamos difundir informação para toda a sociedade, para a classe médica. Com informações científicas, poderemos frear o avanço dessa doença, que é uma epidemia”.

Para mais informações e cadastro para atendimento no Programa Obesidade Zero, acesse o site no endereço: https://www.cadastrobariatrica.pa.gov.br/

(Com informações da Ass. de Comunicação do HJB).