HMMNSG inicia protocolo que identifica deterioração precoce de condições de paciente

O Hospital e Maternidade Municipal N. Srª da Graça (São Francisco do Sul / SC, 37 leitos, administrado pelo INDSH desde 2018) iniciou a implementação do Protocolo MEWS (ou Escala de Alerta Precoce Modificada), que permite identificar precocemente o risco de deterioração clínica dos pacientes.

Com base na análise de sinais vitais, o MEWS auxilia na previsão da evolução do paciente, orientando a necessidade de internação, transferência, alta médica ou ações emergenciais. Desde 2024, o método já é aplicado na UPA 24 Horas Sandra Regina, em São Francisco do Sul, também administrado pelo INDSH, e tem demonstrado eficácia na melhoria dos desfechos clínicos.

Depoimentos

“O MEWS torna a enfermagem mais ativa e atenta às intercorrências, facilitando o trabalho das equipes de plantão”. Marivaldo de Assis (coordenador médico do Pronto-Socorro do HMMNSG).

“O protocolo melhora a comunicação entre os profissionais e garante intervenções mais rápidas”. Roberson Félix (gerente assistencial do HMMNSG).

“O sistema classifica os pacientes conforme seus parâmetros vitais, como pressão arterial, frequência cardíaca e nível de consciência. Esse controle é fundamental para evitar danos à saúde e melhorar a comunicação da equipe”. Rodrigo Oliveira (diretor técnico do HMMNSG e da UPA Sandra Regina).

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMMNSG e da UPA Sandra Regina).