HMUE celebra Dia do Folclore para crianças internadas com lendas amazônicas e artesanato

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA) promoveu em 22 de agosto um programa de atividades para pacientes adultos e infantis e familiares, para celebrar o Dia do Folclore. A agenda contou com contação de histórias, oficina de artesanato e a ‘visita’ do Boi Bumbá.

Conduzida por professoras da Classe Hospitalar da unidade, a programação começou com histórias sobre as lendas populares da cultura da Amazônia. Além da contação, as crianças participaram do momento do artesanato, onde, acompanhados de seus familiares e profissionais da unidade, confeccionaram peças inspiradas no folclore brasileiro.

O ponto alto da celebração foi a visita do Boi Bumbá, que dançou músicas infantis e se apresentou com cores vibrantes.

“A classe hospitalar cumpre a missão de manter a agenda educacional regular dessas crianças”, explica a professora Ilma Pinheiro, uma das participantes das atividades. “O Dia do Folclore é importantíssimo nas escolas porque fortalece o senso de ludicidade e garante a permanência de ricas histórias que permeiam esse universo”.

Referência – Pertencente à rede de saúde pública do governo do Pará, o HMUE é referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados. A unidade dispõe de leitos em traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica, exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI). Em agosto, a unidade inaugurou o Centro de Medicina Hiperbárica, terapia inédita no Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para atendimento de pacientes com feridas graves e de difícil recuperação.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).