HMUE completa 19 anos e se torna principal referência em queimados e traumas na rede pública do Pará

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA), 213 leitos, administrado pelo INDSH desde 2022, completou 19 anos de fundação em 17 de março. sendo referência no atendimento a vítimas de queimaduras e traumas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará.

O hospital oferece especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica, além do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), o único do Pará especializado no tratamento de vítimas de queimaduras.  Em 2024 foram realizados mais de 600 mil atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

Entre os principais investimentos da gestão, o Centro de Medicina Hiperbárica, o único do Norte do Brasil oferecido pelo SUS, já garantiu mais de oito mil atendimentos desde agosto, oferecendo tratamento inovador para queimados, ferimentos complexos e outras patologias.

A aquisição de equipamentos de última geração, que permitem diagnósticos mais precisos e tratamentos seguros, também potencializa os investimentos. Entre eles, estão máquinas de raios-x, radiologia computadorizada e hemodiálise, além de aparelhos de anestesia, monitores multiparamétricos, que fazem a leitura dos sinais vitais dos pacientes, e diversos equipamentos cirúrgicos usados em procedimentos de alta complexidade. Ainda em 2024, a unidade foi reconhecida com o Prêmio ‘Prazer em Trabalhar’, que destacou o Hospital como um ambiente empático e acolhedor para a atuação de diversos profissionais.

“Em mais um ano, o Metropolitano reforça seu impacto positivo na vida de milhares de pessoas”, avalia o diretor executivo Marcelo Azevedo. “Cada avanço, atendimento e conquista são resultados do esforço coletivo de uma equipe comprometida, que diariamente atua para salvar vidas. Seguimos firmes em nossa missão de oferecer assistência cada vez mais humanizada, ágil e de excelência, sempre buscando o melhor”..

“Os resultados marcam a soma do esforço de todos os profissionais. Agradecemos imensamente à nossa equipe, ao INDSH e ao governo do Estado pelo cuidado e comprometimento em oferecer, cada vez mais, possibilidades para a entrega de assistência digna a quem precisa”, informa o diretor Marcelo Azevedo.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).