O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA) implantou em fevereiro um ‘Laboratório de Práticas Assistenciais’ (LPA), destinado a promover a formação continuada dos profissionais, garantindo maior resolutividade no atendimento ao paciente, desde a internação à alta hospitalar. O local foi criado a partir de materiais e recursos já disponíveis no próprio hospital.
O laboratório dispõe de um boneco realístico para simulação de diversas práticas relacionadas à saúde e conta, inclusive, com componentes que simulam a realidade de pessoas com politraumas ou grandes queimaduras, um leito completo com monitores, entre eles o de multiparâmetros, com função de ler os sinais vitais do paciente, além de um ‘carro de parada’, utilizado na rotina clínica, equipado com acessórios hospitalares e manuais de corretas práticas.
Todos os equipamentos do laboratório, incluindo os insumos, materiais e mobiliários, eram usados no HMUE, foram substituídos e reutilizados porque já não atendiam a necessidade apresentada no dia a dia da unidade.
Ivete Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública, ressalta a importância que o novo Laboratório de Práticas Assistenciais terá para a capacitação contínua de colaboradores. “O treinamento profissional deve fazer parte de uma rotina hospitalar, trazendo melhorias aos pacientes e segurança no atendimento prestado. Estamos felizes em poder entregar mais um espaço voltado para capacitações, o que irá agregar ainda mais na qualidade assistencial oferecida pelo Hospital Metropolitano”, disse.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).