O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA) e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará do Pará (Hemopa) estão promovendo, em parceria, até o fim de agosto, ações de incentivo á doação voluntária de sangue, visando o atendimento transfusional da rede hospitalar do estado. O HMUE é referência na região Norte do país no atendimento de traumas e queimados, realizando, em média, mais de 200 transfusões de sangue por mês. Em julho, por exemplo, a quantidade foi de 359.
A gestão da unidade vem colocando em prática ações de divulgação, junto aos públicos que transitam no ambiente da unidade hospitalar, entre elas, distribuição de panfletos com informações sobre requisitos para doação de sangue, além de palestras nas áreas de atendimento.
“O nosso perfil de atendimento é, geralmente, de pacientes em situações graves que necessitam de transfusão”, explica Silva Teixeira, coordenadora da Agência Transfusional do Metropolitano. “Assim, é fundamental o compromisso de todos com a causa da doação de sangue. Essa simples atitude tem um potencial gigante de salvar vidas. Convoque os familiares e amigos para exercitar este ato solidário”, afirma.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).