HMUE inaugura Centro Hiperbárico (inédito pelo SUS no Norte) e amplia atendimento a queimados

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA) inaugurou em 1 de agosto um Centro de Medicina Hiperbárica, com cinco câmaras hiperbáricas, serviço inédito no Sistema Única de Saúde no Norte do país.

O centro vai garantir mais de mil atendimentos mensais aos internados para pacientes com queimaduras e lesões por traumas graves. A terapêutica de oxigênio em alta pressão garante mais eficácia no tratamento de feridas de difícil cicatrização, infecções graves, lesões por queimaduras, entre outras patologias.  

O HMUE é a única unidade hospitalar da região Norte com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), exclusivo para oferecer assistência a crianças, adultos e idosos vítimas de queimaduras, por meio do SUS, com 20 leitos, sendo 18 enfermarias e dois de Tratamento Intensivo.

Depoimentos

“Os pacientes terão acesso a essa tecnologia, com grande impacto no tempo de internação, na potencialização do efeito de antibiótico e, principalmente, na rápida recuperação. Em cada sessão, o usuário respira oxigênio puro, proporcionando um aumento de até 20 vezes em relação aos indivíduos que respiram o ar ambiente”.

José Branco Ribamar Filho – Médico hiperbarista e diretor técnico do INDSH.

“É um passo enorme para a saúde pública do Estado. O Governo do Estado do Pará, mais uma vez, inovando e investindo em serviços que garantem ainda mais dignidade para que as pessoas lidem com seus diagnósticos de forma amena e resolutiva”.

José Luz Neto – Diretor Operacional Norte/Leste do INDSH.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).