O Hospital Delphina Aziz (Manaus / AM) realizou 45 transplantes renais de julho a dezembro de 2023, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), encerrando o ano com o procedimento em uma paciente de 44 anos. Outros quatro transplantes estão agendados para janeiro de 2024. A equipe é composta por mais de 15 profissionais.
“Os transplantes renais estavam parados há mais de dez anos aqui no Amazonas”, explicou Anoar Samad, secretário estadual de Saúde. “45 pessoas foram beneficiadas sem precisar sair para realizar o transplante renal em outro estado”.
O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando o doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica.
Cerca de 300 pessoas entre possíveis doadores e receptores passaram por processo de avaliação na unidade. O atendimento iniciou por pessoas que já realizaram os procedimentos em outros estados, que antes eram acompanhados por outra unidade de saúde. Em abril deste ano, a unidade passou a atender para pré-transplantes, com consultas via complexo regulador.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CHZN).