O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz (Manaus / AM) recebeu em 22 de julho visita de equipe técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS/OPAS). A equipe está no país para conhecer a estrutura do hospital, em especial o serviço de Reabilitação de Fisioterapia da unidade.
Os técnicos visitaram as dependências do hospital e classificaram como uma unidade de saúde à frente do tempo. Para a diretora técnica da Organização Mundial da Saúde, epidemiologista Maria Van Kerkhove, o atual modelo da gestão do hospital causa impacto.
“Fiquei impressionada com o trabalho que é realizado e com a capacidade desses profissionais”, avaliou a diretora. “A saúde do Amazonas está cada vez mais preparada”.
A visita foi acompanhada pelos secretários executivos da Secretaria Estadual de Saúde, Leandro Pimentel e Jani Iwata; e por gestores do INDSH e da Opy Health, responsáveis respectivamente pelas áreas assistencial e de logística da unidade.
O Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz é uma unidade hospitalar vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e junto à UPA Campos Salles compõe o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), que oferta hoje 365 leitos, sendo 100 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é gerido na parte assistencial pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDHS), e serviços não clínicos e de infraestrutura, pela empresa gestora Opy Health.
Entre os serviços oferecidos pelo hospital estão, exames ambulatoriais, serviço de apoio ao diagnóstico e tratamento, exames de alta complexidade e imagem, tais como, ressonância, tomografia, ultrassonografia, radiologia, colonoscopia, eletrocardiograma, retossigmoidoscopia, entre outros.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CHZN).