O Hospital Delphina Aziz (Manaus / AM), que faz parte do Complexo Hospitalar Zona Norte, juntamente com a UPA Campos Salles, realizou em outubro a primeira cirurgia reconstrutiva mamária na unidade, conduzida pela equipe dos mastologistas Kaiom Pacheco e Isabelle Costa. Durante o procedimento, conhecido como reconstrução imediata, os médicos removeram o tumor e reconstruíram a mama de uma paciente de 66 anos, utilizando a técnica com um expansor em loja submuscular, o que proporciona melhor resultado psicológico e estético.
“Essa abordagem tem a vantagem de combinar ambos os procedimentos em um único momento operatório, proporcionando à paciente uma recuperação menos traumática”.”, explicou Pacheco. “A paciente encontra-se sem sequelas e a incisão apresenta estética excelente”, finalizou.
O diretor técnico do CHZN, Leandro Moura, destacou a importância da cirurgia para o avanço dos serviços oferecidos pelo SUS no Amazonas. “Uma das principais preocupações das mulheres que enfrentam o câncer de mama é perder os seios e sentir-se menos femininas”, disse Moura. “A cirurgia de reconstrução veio para oferecer um processo de reabilitação menos traumático, proporcionando às pacientes a oportunidade de se sentirem bem com seus corpos novamente”.
(Com informações da Ass. de Imprensa do HDA / Ascom AM).