O Hospital Regional Público dos Caetés (Capanema / PA), 109 leitos, administrado pelo INDSH desde 2021, promoveu em 27 de março palestra aberta em alusão ao Dia Internacional do Lixo Zero (30), coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), na Recepção do Centro de Hemodiálise.
O Dia Internacional do Lixo Zero foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 2022, para incentivar práticas sustentáveis e reduzir a geração de resíduos.
Anualmente, cerca de 11,2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são coletados no mundo, contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa e a perda de biodiversidade.
Além disso, foi realizada uma oficina de artesanato com materiais sustentáveis, como embalagens plásticas, fitas e barbantes. Essa atividade prática destacou a reutilização criativa de materiais que, de outra forma, seriam descartados.
“Nossa intenção é incentivar as pessoas a adotarem práticas que minimizem o desperdício, priorizando a reutilização e a reciclagem, pois o acúmulo de lixo é um dos maiores desafios ambientais da atualidade”, avaliou Silmara Santos, membro da Comissão GTH.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPC).