O Hospital Regional Público do Marajó (Breves / PA) reforçou, em fevereiro, por meio de sua Comissão de Sustentabilidade (CS), as principais ações ambientais em sintonia com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro deste ano na capital paraense. Confira:
- Implantação de 16 ações em 2024, abrangendo desde o uso de energias renováveis até o reaproveitamento de água.
- Redução significativa da emissão de gases de efeito estufa, adotou o uso de energia renovável, com redução estimada de 30% nos custos de energia.
- Implantação da ‘osmose reversa’ no setor de hemodiálise, que busca reaproveitar 100% da água descartada no processo, representando cerca de 59.410 litros por mês, com potencial de economia anual de 712.920 litros de água/ano.
- Manutenção da maior horta hospitalar isenta de agrotóxicos da rede hospitalar pública do estado, com uma área de 180 m², que inclui cultivo hidropônico. O projeto conta com um sistema de compostagem de resíduos orgânicos e promove oficinas para funcionários, pacientes e acompanhantes, incentivando o cultivo doméstico de hortaliças como alternativa sustentável e geradora de renda.
- Conquista do prêmio ‘Amigo do Meio Ambiente’, concedido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que valoriza iniciativas socioambientais em unidades do SUS.
- Renovação da certificação nacional ‘Green Kitchen’ pelo sétimo ano, concedida pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), para instituições que adotam práticas sustentáveis na produção de refeições nutritivas, sem aditivos químicos e com respeito ao meio ambiente.
- Manutenção da certificação Ouro concedida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)/SP, desde 2012, por divulgação auditados de relatórios de emissão de Gases de Efeito Estufa.
- Criação de parceria com a Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará (EETEPA), para distribuição de mudas de plantas ornamentais, revitalização do canteiro da escola e apoio ao curso técnico em Agroecologia, fornecendo mudas de ipê-roxo para atividades de plantio com os alunos.
- Criação de projeto de levar a experiência da horta hospitalar às escolas, ampliando a conscientização sobre sustentabilidade.
- Participação no projeto ‘Guardião Azul’, do INDSH, voltada para a gestão sustentável na saúde.
“A nossa comissão tem desenvolvido diversas ações ao longo dos anos, fomentando na comunidade a educação ambiental e promovendo saúde por meio da sustentabilidade. É importante alertar sobre o desenvolvimento sustentável e as práticas da conservação ambiental, a partir da sensibilização de recursos disponíveis no nosso planeta”, destacou Renata Feio, responsável técnica pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e secretária da CS do HRPM.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPM).