HRPM faz 12 mil sessões de hemodiálise em três anos e consolida descentralização

O serviço de hemodiálise do Hospital Regional Público do Marajó (Breves / PA) realizou 12.300 sessões 12.300 sessões para moradores da região marajoara. Com isso, o hospital está se tornando um exemplo da consolidação da descentralização dos atendimentos de saúde, empreendida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). Com isso, os pacientes da região ribeirinha do Marajó não precisam mais se deslocar até Belém para esse tipo de atendimento.

De janeiro a maio, o setor já realizou mais 2.400 atendimentos. O serviço conta com área de 200m², sete máquinas para hemodiálise ambulatorial e duas para tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de uma de segurança. No momento, a unidade tem capacidade de realizar até 42 atendimentos de pacientes, semanalmente, durante os três turnos disponíveis.

“A descentralização de serviços de saúde e especialidades é uma meta nossa, pois estrategicamente sabemos que essa é a melhor forma de estar em mais regiões e atender mais pessoas”, explica Ivete Vaz, secretária de Saúde do Pará (Sespa). “O atendimento de hemodiálise no Marajó é um exemplo disso. Essa é uma área com um quantitativo populacional significativo e que merece toda a atenção”, disse a gestora.

Para marcar a consolidação do serviço, a equipe multiprofissional do Regional do Marajó promoveu um lanche especial com música ambiente junto a usuários e acompanhantes.

(Com informações da Ass. de Imprensa do HRPM).