O Hospital Regional Público do Marajó (Breves / PA) promoveu em 14 de novembro ação de prática sustentável em sua horta hospital, reunindo um grupo de mães que estão acompanhando filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica.
Objetivo foi fortalecer vínculos com as mães, além de promover saúde, bem-estar e conscientização sobre meio ambiente. Conduzida pela Comissão de Sustentabilidade (CS), representada pela nutricionista Renata Feio e pelo psicólogo Vinícius Vanzaler, a ação orientou sobre cultivo isento de agrotóxico, técnicas de compostagem, benefícios de uma alimentação natural e importância da preservação ambiental.
“A ação com as mães em espaço natural é fundamental para diminuir as angústias da internação e aliviar as incertezas de um momento tão difícil que é ter um filho hospitalizado”, explicou Vanzaler,
Horta hospitalar – Com 180m², a Horta Hospitalar do HRPM produz 80% dos legumes consumidos no hospital e contribui para a preservação do meio ambiente, a partir da não utilização de insumos agrícolas industrializados, bem como do reaproveitamento de resíduos orgânicos e da utilização da prática de compostagem. O projeto da Horta Hospitalar tem reconhecimento nacional com o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente”, A premiação é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e busca reconhecer projetos socioambientais desenvolvidos em unidades do SUS de todo o Brasil.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPM).