O Hospital Regional Público do Marajó (Breves/PA) realizou em 29 de agosto o ‘Dia D da Diálise’, ação educativa em saúde para conscientizar a população sobre a prevenção de doenças renais.
A programação foi realizada na calçada em frente à unidade hospitalar e incluiu uma série de atividades, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, orientações sobre alimentação saudável, além da distribuição de panfletos informativos sobre doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial sistêmica (HAS) e doença renal crônica (DRC).
“No nosso ‘Dia D da Diálise’, profissionais de saúde, pacientes e comunidade puderam se reunir para destacar a importância de manter hábitos saudáveis, fazer exames regulares e, para aqueles que já são dependentes da diálise, enfatizar a importância de seguir as orientações médicas para melhorar a qualidade de vida”, informou a enfermeira Joseane Corrêa, responsável pelo setor de Hemodiálise do HRPM.
Dados – De janeiro a julho de 2024, o Hospital Regional do Marajó proporcionou 3.418 sessões de hemodiálise aos seus usuários.
Para as sessões é mobilizada uma equipe multiprofissional, com nefrologistas, cirurgião vascular, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos, proporcionando um atendimento abrangente e humanizado. A infraestrutura do Serviço de Hemodiálise, aliada ao compromisso da administração da unidade em oferecer um atendimento seguro e de qualidade, reflete a dedicação do HRPM a todos os pacientes renais.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPM).