O Hospital Regional Público do Marajó (Breves / PA) reforçou o compromisso pelos direitos dos pacientes pediátricos e adolescentes, por ocasião dos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, celebrado em 13 de julho. A comemoração desse dia é, juntamente com o Sistema Único de Saúde (SUS), um marco legal e fundamental para a proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no país, além da conscientização sobre a importância da defesa dos direitos dos jovens.
O HRPM disponibiliza aos usuários um serviço de pedagogia hospitalar, para garantir a educação dos pequenos usuários internados e transformar a experiência das crianças no hospital em algo menos traumatizante.
“O aluno enfermo passa a compreender seu tratamento, vivenciando momentos lúdicos, como uma música, leitura ou interação com o pedagogo, o que possibilita criar um momento de descontração”, afirma Rosângela Gonçalves, pedagoga hospitalar e supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP).
Por sua vez, o ECA estabelece direitos à vida, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à convivência familiar e comunitária, direito à liberdade, respeito e dignidade. “O Serviço Social conta com a rede de apoio de proteção aos direitos da criança e do adolescente, como o Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Ministério Público, Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente (DEACA), e Juizado da Infância”, explica Reliane Braga, assistente social do HRPM
(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPM).