Hospital Regional Público do Marajó, Breves (PA), registrou cerca de 10 mil sessões de hemodiálise desde o início do serviço em 2021. Em 2023, de janeiro a dezembro, foram quase 5.200 sessões. O serviço permite que os pacientes da região atendida pela unidade não tenham mais que se deslocar 220 km até Belém, viagem só possível por barco ou avião de pequeno porte.
Para a realização das sessões é mobilizada uma equipe multiprofissional, com nefrologistas, cirurgiões vasculares, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos, proporcionando um atendimento abrangente e humanizado.
“Isso melhora significativamente o acesso dos moradores do Marajó a cuidados médicos essenciais”, explicou a supervisora do setor, Joseane Corrêa. “Além disso, ao fornecer serviços de hemodiálise localmente, os pacientes e suas famílias enfrentam menos desafios financeiros e emocionais associados às viagens constantes para centros de tratamento. Isso contribui para a qualidade de vida e reduz o estresse associado ao tratamento”, ressaltou.
(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPM).