INDSH e governo do TO assinam compromisso para Cetea, a partir de modelo inovador do CIIR

O INDSH e o governo do Tocantins (TO) assinaram em 2 de abril Termo de Colaboração para criação de um Centro Especializado no Transtorno ao Espectro Autista (Cetea), em Palmas, capital do estado. Ou seja, o INDSH ficará responsável pela implantação, estruturação e gerenciamento da unidade, após tudo instalado.

A parceria foi iniciada no ano passado, após o governo do TO se interessar pelo projeto inovador do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação, em Belém (PA), gerenciado pelo INDSH desde 2018.

A assinatura contou com a presença do presidente executivo José Carlos Rizoli, do governador Wanderlei Barbosa, do secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto, e diretores do INDSH.

Depoimentos

Este espaço será composto por profissionais qualificados e com ferramentas adequadas para identificar e oferecer o tratamento adequado” – Wanderlei Barbosa, governador do TO.

O projeto do Centro Especializado está em desenvolvimento há cerca de um ano e, agora, está consolidado para proporcionar avanços no tratamento e oferecer uma melhor assistência para a comunidade” – Carlos Felinto, Secretário Estadual de Saúde.

Existe uma estatística que aponta para 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil, mas há contestação deste número, dizendo que já são 4 milhões, considerando as pessoas ainda não diagnosticadas. O INDSH assume uma grande responsabilidade em manter esse modelo, já bem-sucedido em outras regiões do país, aqui no Tocantins. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa pela confiança e por nos permitir colaborar no avanço dos direitos fundamentais” – José Carlos Rizoli, presidente executivo do INDSH.

(Com informações da Ass. de Comunicação Corporativa do INDSH).