INDSH promove Semana de Segurança do Paciente com tema ‘Segurança no Diagnóstico’ em todo o país

O INDSH está promovendo a Semana de Segurança do Paciente nas unidades administradas em todo o país, com apoio do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP). Com o tema geral ‘Segurança no Diagnóstico’, todas as unidades participam simultaneamente, com o objetivo de criar ações próprias e criativas, como gincanas, miniaulas, dinâmicas etc) para público interno, pacientes e comunidade. Para isso, o IBSP preparou uma série de peças de campanha para redes sociais e celulares, que estão sendo utilizadas pelas unidades.

Com a campanha, pretende-se, entre outras metas, fomentar o trabalho em equipe nas unidades administradas, estimular a notificação interna e a investigação de incidentes de segurança; e favorecer a comunicação aberta e franca para a Segurança do Paciente.

Um erro de diagnóstico, segundo as normas, pode ser caracterizado como uma ‘falha em estabelecer uma explicação correta e oportuna do problema de saúde do paciente’. Isso pode significar diagnósticos ‘atrasados, incorretos ou perdidos’, ou mesmo falha em comunicar essa explicação ao paciente.

Para prevenir o problema, são recomendas sete práticas:

  • Round Multidisciplinar – Envolve a colaboração de profissionais de diferentes áreas para discutir o caso do paciente.
  • Safety Huddle – Reuniões rápidas e regulares entre a equipe para questões de segurança e identificação de potenciais riscos.
  • Comunicação Entre Profissionais – Comunicação clara e eficaz, com troca de dados críticos, resultados de exames, entre outros.
  • Ouvir a Voz do Paciente – Encorajar o paciente a expressar suas preocupações e sintomas.
  • Alerta de Resultados Críticos – Com sistemas de alerta para agir rapidamente em resultados críticos de exames.
  • Transição de Cuidados – Garantir que as informações sobre o paciente sejam transferidas de forma precisa em diferentes níveis.
  • Passagem de Plantão – Comunicação eficaz, com checklists e protocolos padronizados.

(Com informações da Ass. de Comunicação do INDSH / Imagem FreePik).