O presidente do INDSH, José Carlos Rizoli, foi recebido em 18 de novembro por representantes do governo do Tocantins, para debater a criação em Palmas (TO), de um centro especializado pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estiveram presentes, Deocleciano Gomes Filho (Casa Civil); Carlos Felinto (Secretário de Saúde); Léo Barbosa (deputado estadual); e pelo INDSH, José Branco Filho (dir. Técnico); e José Luz Neto (dir. Operacional Norte/Nordeste).
“O governador Wanderlei Barbosa tem como propósito a criação de um complexo voltado ao atendimento de pessoas que necessitam de cuidados especiais”, destacou Gomes Filho. “Com esse objetivo, reunimos representantes do Governo do Tocantins para iniciar a elaboração de um projeto viável em parceria com o INDSH”, completou.
O presidente-executivo do INDSH, José Carlos Rizoli, pontuou que a entidade já está consolidada no Brasil, presente em vários estados com mais de 10 mil colaboradores. “No caso do Tocantins, estamos especialmente felizes com a possibilidade de contribuir, pois percebemos que o Estado já reconheceu a importância de criar um centro especializado para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, afirmou.
Durante a reunião, o secretário da Saúde Carlos Felinto, ressaltou que a pasta já avançou nas discussões sobre o projeto com o INDSH e que a expectativa é iniciar sua implementação em 2025, após a conclusão de todas as etapas necessárias para viabilizá-lo. “Estamos desenvolvendo um projeto em parceria com uma entidade que possui ampla experiência em reabilitação intelectual e física. Neste momento, nosso foco está na reabilitação intelectual, com o objetivo de estruturar um serviço de referência no Tocantins. A previsão é que, no início do próximo ano, avancemos com a formalização do contrato e a execução do projeto”, explicou.
(Com informações da Ass. de Comunicação do INDSH e jornais do TO).