INDSH vence licitação e mantém gestão do CIIR, referência em atendimento a PcD no Pará

O INDSH será a entidade responsável pela gestão do complexo do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) pelos próximos cinco anos (2024 a 2029). A decisão foi divulgada em 9 de agosto pelo governo do Pará, pelo Diário Oficial paraense, após licitação pública promovida pelo Estado. O INDSH administra o Centro desde maio de 2018, ano de inauguração da unidade. Nesse período, o CIIR tornou-se referência na assistência de média e alta complexidade para Pessoas com Deficiência (PcD).

Em 2024, o CIIR completou seis anos de atividades com mais de 1,5 milhão de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além da distribuição de equipamentos e meios auxiliares de locomoção para pessoas com deficiência como cadeira de rodas, aparelhos auditivos, próteses e órteses, oculares e faciais, entre outros. Até junho de 2024, o Centro teve um aumento de mais de 13% o atendimento aos usuários, em relação ao mesmo período de 2023, e média semestral de 96% do nível de satisfação dos usuários do SUS.

O presidente do INDSH, José Carlos Rizoli, não esconde sua satisfação pela manutenção da gestão do Instituto no Centro de Reabilitação, em parceria com a Sespa. “Para nós é motivo de muita alegria e, principalmente, enorme responsabilidade o resultado de continuarmos à frente da gestão do CIIR, que é um órgão do Governo, vinculado à Sespa. Nosso objetivo, juntamente com toda equipe de profissionais que trabalham no centro, é prosseguir com os avanços oferecidos aos nossos usuários”.

Já para o diretor Operacional Norte/Leste do INDSH, José Neto, a implantação das políticas públicas em prol da pessoa com deficiência sempre foi um desafio do Estado, que se tornou possível com a união do tripé de assistência social, saúde e educação para Pessoas com Deficiência de todas as faixas etárias. “Vencemos a licitação pública estadual em que o objeto é a operacionalização e administração do CIIR. Isso foi fruto de um grande trabalho, de uma grande equipe, premiada nacional e internacionalmente. Vamos inovar cada vez mais e buscar o melhor tratamento, com cuidado centrado nos nossos usuários”.

Certificação Internacional – Recentemente O CIIR conquistou recertificação canadense Qmentum International QGA com selo Acreditado Diamante, na categoria ambulatório, que coloca a instituição do Governo do Pará como a única unidade de saúde pública no Norte e Nordeste, que se destaca pela inovação e padrões globais de atendimento aos seus usuários. Atualmente, o CIIR está em processo de avaliação para Certificação Internacional Planetree, em parceria com o Hospital Albert Einstein.

Expansão – Como parte da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o CIIR teve seus serviços expandidos com a inauguração do primeiro Núcleo de Atendimento do Espectro Autista (Natea) do Pará, em dezembro de 2020, que funciona dentro do CIIR; e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em outubro de 2023, que é o primeiro laboratório de formação profissional para o autismo na região Norte, formando o Complexo de Reabilitação do Estado: CIIR, Natea e Cetea.

Sobre o CIIR

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 / 58 /59.

(Com informações da Ass. de Comunicação do INDSH / Ass. Comunicação CIIR).