O Hospital Delphina Aziz (Manaus / AM), implantou o atendimento bilíngue no Laboratório de Análises Clínicas da Unidade, um dos maiores do Amazonas, com mais de 200 atendimentos diários e realização de cerca de 130 mil exames no mês.
O atendimento de estrangeiros, principalmente que falavam inglês, castelhano e idiomas de origem africana, era grande, o que gerava dificuldade nas informações. “Assim, nós trabalhamos para que tivéssemos profissionais que falassem esses idiomas, para que pudéssemos atendê-los sem deixar dúvidas nos procedimentos que eles estavam realizando em nosso hospital”, explicou Rafael Brito. “Esse público precisava ter algo a mais para completar o objetivo de atendimento completamente inclusivo e humanizado”, completa.
Dessa forma, o Delphina Aziz hoje possui profissionais que falam inglês, criolo (falado no Haiti e África) e castelhano. Quando o paciente estrangeiro chega á unidade, é atendido da triagem à coleta no idioma dele.
Para a técnica de laboratório, Thaís Shaianne, o projeto é importante, pois, além da acolhida de inclusão humanizada, garante a segurança dos procedimentos para o paciente. “Quando o paciente não fala nossa língua, ele fica confuso quanto ao processo. Assim, se sente mais à vontade em fazer o cadastro e realizar os exames”.
Para venezuelana Maria Tibisay Magalhães foi uma boa surpresa ser atendida no seu idioma. “Eu trouxe três netos para fazer exames. Para mim foi um privilégio, o atendimento foi muito bom”, disse a paciente
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital Delphina Aziz).