O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua) promove em 14 e 15 de maio simulação de um acidente no trânsito e a admissão dos ‘feridos’ no Pronto Atendimento do HMUE, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), como o tema ‘A Prevenção Salva Vidas’, para 70 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro II, em Belém (PA).
A atividade faz parte da campanha ‘Maio Amarelo’, que busca alertar a população sobre a necessidade da prevenção de acidentes no trânsito. Além disso, serão ministradas palestras por médicos da unidade e também dos bombeiros sobre a temática, A programação conta ainda com apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar.
Dados do Metropolitano, registraram, em um ano, aumento de 26% no atendimento a pessoas envolvidas em acidentes de trânsito. Em 2023, foram 5.965 pacientes acidentados atendidos na unidade. Em 2022, no mesmo perfil, foram 4.723 atendimentos. Já nos primeiros meses de 2024, de janeiro a abril, foram 2.106.
Diante desse cenário, a proposta da ação é mostrar, na prática, aos adolescentes, o roteiro de um paciente no hospital, do momento do acidente ao pronto atendimento e fortalecer os motivos da prevenção.
Estrutura – De portas abertas durante 24h, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência é a principal referência no estado para o tratamento de traumas complexos e dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).
(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).