O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés (Capanema / PA), inaugurada em outubro de 2022, vem transformando a vida de pessoas na região, com a terapia ocupacional no apriscmoramento da ambientação sensorial, associada às demais especializações ofertadas pela sua equipe multiprofissional. A integração sensorial é uma técnica que inclui processos com texturas, sons, cheiros, gostos, brilho e movimento, provocando impacto transformador na vida dos usuários assistidos.
A terapeuta ocupacional Alycia Costa explica que a unidade conta com uma sala de integração sensorial com equipamentos como rede lycra (usada em novos estímulos para os pacientes); e tapetes especiais (para estímulos táteis e visuais). A sala dispõe ainda de plataforma, barril tubão, piscina de bolinhas, plataforma T, escaladas e tirolesa.
A profissional alerta ainda que os desafios sensoriais, frequentes em pessoas com autismo, podem res”ultar em li”mitação de consciência corporal e controle postural. “A base da integração sensorial, está relacionada a questões neurológicas, comportamentais e respostas aos estímulos sensoriais”, diz. “Essa abordagem visa proporcionar estímulos para que a criança possa se adaptar confortavelmente em diversos ambientes e no desempenho de suas Atividades de Vida Diária, seja durante as refeições, ao vestir-se ou mesmo ao cortar o cabelo, promovendo assim, uma melhor inclusão do paciente em ambientes externos”.
Serviço – O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. O CHC é A unidade integrado pelo Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), Policlínica e o NATEA. A unidade atende usuários 100% SUS.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CHC).