As UPAs Santana e Santa Paula (Ponta Grossa / PR) implantaram este mês o serviço de envio de mensagem de texto (SMS) para pacientes e acompanhantes, com o objetivo de avaliar o nível de satisfação do pós-atendimento. Com base nos resultados, a ideia é planejar ações para melhorar o atendimento aos cerca de 16 mil pacientes que são atendidos por mês nas duas UPAs, ou seja, mais de 530 pacientes todos os dias, se somados os atendimentos pediátricos e adultos.
Francisco Mingrone, diretor executivo das UPAs, relata que a pesquisa é uma ferramenta de gestão muito importante e pede aos usuários para que respondam à mensagem. “Para que tenhamos um resultado efetivo, é importante que as pessoas participem. O INDSH está à frente da gestão das UPAs desde setembro deste ano, e mesmo com pouco tempo de trabalho, precisamos desse tipo de feedback para avaliarmos nossos processos”, destaca o gestor.
A entidade gestora das UPAs planeja enviar 8 mil mensagens por mês, de forma aleatória, o que representa uma amostragem de 50% dos atendimentos. Os critérios que motivaram a escolha do envio de SMS, de acordo com o INDSH, foram a facilidade, agilidade e segurança, uma vez que não é necessário clicar em nenhum link, basta responder à própria mensagem de texto. Além disso, a resposta é gratuita, permitindo que todos possam participar.
Francisco também esclarece que o SMS possibilita uma maior fidelidade dos dados, pois o resultado é extraído por meio de relatório. “Esse mecanismo é seguro para o usuário e ágil para nós, gestores, pois o usuário receberá a mensagem poucos dias após o atendimento. Dessa forma, conseguimos acompanhar continuamente a evolução do nosso indicador de satisfação”, informa o administrador.
É válido lembrar que pacientes e acompanhantes também podem procurar o serviço de atendimento ao usuário de cada UPA para registrar de forma espontânea seus elogios e sugestões de melhoria.
(Com informações da Ass. de Comunicação das UPAs Santana e Santa Paula).