Pedro Leopoldo: maternidade é convidada para estudo da Fiocruz sobre partos e nascimentos no Brasil

O Hospital e Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho (Pedro Leopoldo / MG) foi uma das unidades convidadas para integrar a pesquisa ‘Nascer no Brasil II’, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo avalia maternidades de todo o país sobre partos, nascimentos e perdas fetais.

Segundo a página www.nascernobrasil.ensp.fiocruz.br, nesta nova edição, o estudo será ampliado, incluindo maternidades com menos de 500 partos por ano, e também o tema das perdas fetais precoces, não abordado no estudo anterior. Serão acompanhadas 24.255 mulheres, que ingressarem no sistema de saúde para o parto ou por perda fetal precoce, em 465 maternidades em todo o Brasil.

Este novo estudo permitirá, ainda, analisar a evolução da atenção ao parto e nascimento em maternidades públicas e privadas do país. Além do estudo principal sobre perdas fetais, partos e nascimentos outros temas como morbimortalidade materna e perinatal, COVID-19 na gestação e transtornos emocionais paternos serão investigados.

(Com informações da Ass. de Comunicação do INDSH).