A UPA Santa Paula (Ponta Grossa / PA) reduziu em 21% o tempo médio de espera dos mais de sete mil pacientes atendidos em fevereiro, em comparação com o mês anterior. A redução é resultado da ampliação do número de médicos na escala do pronto-atendimento, implantanda em janeiro.
Com o novo dimensionamento da equipe médica, a redução do tempo de espera foi um ganho aos pacientes. Para efeito de comparação, pacientes classificados com a cor azul aguardavam em média 1h44min para serem atendidos. Em fevereiro, esse tempo médio caiu para 1h26min. Já os pacientes identificados com a cor verde, aguardavam antes em média 1h22min para passarem pela consulta médica; em fevereiro, esse número caiu para 1h06min.
Para a diretora técnica da UPA Santa Paula, Kelly Maria Silveira, essa redução é motivo de satisfação para a equipe. “Um atendimento mais rápido torna o processo mais dinâmico, permite uma otimização do espaço físico e das atividades dos profissionais e, claro, torna o atendimento mais seguro”, disse a médica.
Foco em Qualidade e Segurança do Paciente – A mudança na escala médica é apenas uma das diversas ações que vêm sendo implantadas na UPA a fim de garantir mais qualidade no atendimento e segurança no cuidado assistencial. Desde que voltou a ser gerenciada pelo INDSH, em setembro de 2022, a UPA está mudando por meio da implantação de protocolos e investimento em treinamentos à equipe.
A coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente, Mariane Zadra, afirma que essas ações são essenciais para melhorias centradas no paciente e a busca por ajustes nos processos torna-se o carro chefe para avançar na qualidade do atendimento. “Temos notado o avanço em todas as áreas da unidade, buscando identificar, planejar, implantar e avaliar indicadores estratégicos, auditorias internas e ações de melhoria constantes em fluxos e processos”.
(Com informações da Ass. de Comunicação da UPA Santa Paula).